Sobre o Joomla! websites preparados para as novas tecnologias

O que é?

image

Joomla! é um CMS (Content Menagement System), chamado em portugues, Sistema Gerenciador de Conteúdo, é um sistema gestor de websites e intranets que integra as ferramentas necessárias para criar, gerir (inserir e editar) conteúdos. Tudo em tempo real (direto na internet) sem a necessidade de conhecimento em programação de código, basta o conhecimento de um editor de textos.

O CMS Joomla! é semelhante a um um esqueleto (framework) de website pré-estruturado e com diferentes modelos (templates, que podem ser trocados ou mudados em sua aparência com uma certa liberdade). Podemos agregar diferentes recursos externos (módulos e complementos) de usabilidade, visualização e administração do website. É um sistema que permite a criação, armazenamento e administração de conteúdos (informação) de forma dinâmica, através de uma interface simples que pode ser acessada de qualquer lugar via Internet. O CMS é uma verdadeira revolução na maneira como a informação é tratada. Ele simplifica e democratiza a produção e publicação da informação, facilitando assim o fluxo de informações entre você e seu cliente.

O que o Joomla! faz por você?

image

O uso do CMS Joomla! permite que você tenha total autonomia sobre o conteúdo publicado e a evolução da sua presença na internet, dispensando a assistência de terceiros ou empresas especializadas para manutenções de rotina como por exemplo, a inserção de novo conteúdo.

Nem mesmo é necessário um funcionário dedicado exclusivamente ao website (webmaster), no Joomla! cada membro da sua equipe poderá gerir seu próprio conteúdo, diminuindo os custos com recursos humanos e reduzindo o custo da criação e manutenção de conteúdo (publicação de informações) no website.

Em função da facilidade de uso de um CMS, a habilidade necessária para adicionar conteúdo (informações) no Joomla! não vai muito além dos conhecimentos necessários para um usuário de um simples editor de texto. De interface amigável o CMS chegou para por um fim aos problemas de produção e inserção de conteúdo. A principal idéia por traz do CMS - Content Management System - gerenciador de conteúdo, em portugues, é facilitar a publicação e produção de conteúdo. Qualquer um, de qualquer lugar, publica e/ou altera informações em um website constrído em Joomla!.

Características do Joomla!

image

Sua maior característica é estruturar e facilitar a administração, distribuição e publicação da informação. A grande quantidade de funções presentes no Joomla! se dá através de complementos que são adicionados conforme a necessidade do projeto. Entre os complementos que podem ser agregados ao website estão, por exemplo:

  • galerias de fotos;
  • gerenciadores de formulários;
  • slideshows de imagens;
  • catálogos de produtos;
  • integração com as Redes Sociais
  • integração com o GoogleMap.

Algumas das Tecnologias Usadas

image

Permite a criação e gestão de websites dinâmicos.
image

linguagem de script open source de uso geral
image

Banco de dados - conhecido por sua facilidade de uso
image

O mais bem sucedido servidor web - amplamente usado